O VERSO DO VASO
1 –IMPERMEABILIZAÇÃO: aplicação de piche ou tinta impermeabilizante, pelo lado de dentro do vaso, que ajuda a conservar mais a umidade do solo, principalmente em vasos de cerâmica.
2 – DRENAGEM: Faça um furo no fundo e esparrame uma camada de 2 cm de argila expandida ou cinasita, materiais que cuidam da drenagem da água de rega.
3 – BARREIRA: Cubra a argila com uma manta de drenagem, que filtra a água e evita que a terra entupa o dreno. Jogue por cima terra preparada de acordo com a espécie.
4 – TORRÃO E SOLO: metade do espaço do vaso é ocupada pelo torrão. O recipiente precisa ter dimensões apropriadas ao tamanho da planta. Deixe áreas livres para que a planta cresça.
5 – FORRAÇÃO: Complete com terra e cubra com uma forração (pedriscos, plantas rasteiras ou cascas de árvore), que mantém a umidade do solo e evita respingos na hora da rega.
- Vasos de cerâmica: Os vasos de cerâmica adquirem um lindo aspecto quando deixados ao tempo, pois criam limo, dando um tom de envelhecido. Muito usados em jardins tropicais, em forma de potes e bacias.
- Vasos de concreto: Por existirem vários modelos deste material, são os mais usados nos projetos de paisagismo, além de serem mais resistentes.
- Vasos de plástico: Muito usados na propagação de mudas e sementes e também para transporte de plantas. Também são usados como recipiente de plantas para cachepôs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário